INTERNACIONAL

Governo argentino anuncia dissolução da Agência Federal de Inteligência

Luís Batistela · 17 de Julho de 2024 às 12:37 ·

A SIDE havia sido substituída pela AFI em 2015, durante o governo da ex-presidente Cristina Kirchner.

O presidente da Argentina, Javier Milei, ordenou a dissolução da Agência Federal de Inteligência (AFI) e a possível criação da Secretaria de Inteligência do Estado (SIDE), que reportará informações diretamente ao chefe do Executivo. De acordo com o escritório presidencial argentino, a organização havia sido utilizada “para atividades espúrias como espionagem interna, tráfico de influência e perseguição política e ideológica”.

“Sem uma fiscalização eficaz, fruto de intervenções que duraram anos, a proliferação destes comportamentos constituiu uma dívida com o sistema democrático e republicano que hoje começamos a saldar.

Desta forma, está prevista a criação da Secretaria de Inteligência do Estado (SIDE), reportando-se diretamente ao Presidente da Nação, que terá o controle operacional de quatro agências criadas com o propósito de transformar e modernizar o sistema de inteligência, promovendo excelência e profissionalismo no desenvolvimento de suas tarefas. A SIDE será chefiada pelo secretário Sergio Neiffert”, diz trecho do comunicado publicado pela Oficina del Presidente nesta segunda-feira (15).

A SIDE havia sido substituída pela AFI em 2015, durante o governo da ex-presidente Cristina Kirchner. Conforme o texto, a SIDE será comandada por Sergio Neiffert, atual controlador da AFI, que será incumbido de repassar dados e informações sigilosas diretamente a Milei. Desta forma, Neiffert controlará quatro novas agências criadas: o Serviço de Inteligência Argentino (SAI); a Agência de Segurança Nacional (ASN); a Agência Federal de Cibersegurança (AFC); e a Divisão de Assuntos Internos (DAI).

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS