INSS

Governo anuncia pente-fino em cerca de 800 mil benefícios temporários do INSS

Redação BSM · 5 de Julho de 2024 às 15:00 ·

Alguns beneficiários do auxílio-doença precisarão fazer nova perícia; processo será gradativo 

O governo Lula fará um pente-fino em benefícios previdenciários temporários, como o auxílio-doença, a partir de agosto deste ano. O anúncio da medida foi feito pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, nesta sexta-feira (5). No início da semana, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também anunciou uma revisão de benefícios sociais, como o Bolsa Família. O objetivo é o corte de gastos. 

"Todo mundo que tem mais dois anos de benefício, que não é o permanente, é o temporário, tem necessidade de fazer um novo exame para saber se ele continua tendo aquele direito. Então isso já está começando a ser organizado. Isso vai dar em torno de 800 mil pessoas, um pouquinho mais, um pouquinho menos, que poderão ter que fazer essa nova perícia para confirmar o nosso benefício", disse Lupi. 

"Estamos começando um sistema de triagem, de apuração, de possíveis irregularidades para corrigir rumos. De dois em dois anos, se pode fazer isso. Principalmente nos benefícios temporários, alguns erros que se pode cometer, terem sido cometidos e, principalmente, coibindo sempre ações inescrupulosas de intermediários', acrescentou.

De acordo com o ministro, não haverá uma convocação automática de todos os beneficiários de auxílio-doença, pois isso causaria filas imensas nos postos de atendimento. Alguns casos serão resolvidos com cruzamentos de dados. O processo de revisão será gradativo.

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS