SEGURANÇA PÚBLICA

Fernandinho Beira-Mar é transferido de presídio de Mossoró após fugas

Redação BSM · 4 de Março de 2024 às 14:34 ·

No total, 23 presos foram transferidos para as outras quatro penitenciárias federais do país

Fernandinho Beira-Mar, um dos líderes do Comando Vermelho, foi transferido do presídio federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, para a Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná, em uma operação sigilosa no último sábado (2). A mudança foi feita após a unidade de segurança máxima do RN ter registrado, pela primeira vez na história, a fuga de dois presos no último dia 14 de fevereiro, que pertenciam à mesma facção criminosa.

Um dos maiores traficantes do país, Beira-Mar foi condenado a mais de 300 anos de prisão por tráfico de drogas, homicídios, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Ele havia chegado à Penitenciária de Mossoró neste ano, quando foi transferido de Campo Grande, em 13 de janeiro.

Além dele, outros 22 presos também foram transferidos para as outras quatro penitenciárias federais. Destes, pelo menos dois também foram pra Catanduvas.

Em nota, a Corregedoria da Penitenciária Federal de Mossoró informou que "o rodízio de internos entre as penitenciárias do Sistema Penitenciário Federal é estratégia de rotina. A transferência de presos da Penitenciária Federal de Mossoró, nas últimas horas, foi autorizada, mediante solicitação do Diretor do Sistema Penitenciário Federal, pela Corregedoria da Penitenciária Federal de Mossoró, tendo em conta essa necessidade de rodízio".

Já a Secretaria Nacional de Políticas Penais disse que "o remanejamento de presos no âmbito do Sistema Penitenciário Federal é medida importante para seu perfeito funcionamento, pois visa impedir articulações das organizações criminosas dentro dos estabelecimentos de segurança máxima, além de enfraquecer e dificultar vínculos nas regiões onde se encontram as Penitenciárias Federais" e completou que "a movimentação dos internos é parte da rotina das unidades e, por questões de segurança, a Senappen não informa a localização dos presos, nem detalhes dessas operações".

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS