POLÍTICA EXTERNA

EUA anunciam prioridade à entrada do Brasil na OCDE

Fernando de Castro · 15 de Janeiro de 2020 às 07:13 ·
Por meio da Embaixada dos EUA, governo americano informa que apoiará o Brasil como próximo país a ingressar na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico

Em comunicado divulgado pela Embaixada dos EUA em Brasília na noite desta terça-feira (14), foi anunciado o apoio do país à entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). “Os Estados Unidos querem que o Brasil seja o próximo país a iniciar o processo de acessão à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)”, comunicou a embaixada.

Na nota, os diplomatas americanos também afirmam: “Nossa decisão de priorizar a candidatura do Brasil, agora, como próximo país a iniciar o processo é uma evolução natural do nosso compromisso, como reafirmado pelo secretário de Estado [Mike Pompeo] e pelo presidente Trump em outubro de 2019”.

Com a vitória do peronista Alberto Fernandez, que derrotou o liberal Maurício Macri, as autoridades americanas perceberam a ação do novo governo argentino nas intervenções mais consideráveis na economia e no sentido de não priorizar a entrada do país na OCDE, diferentemente de Macri que, apesar da crise enfrentada pela Argentina, buscava preparar o país para entrar na entidade.

Os êxitos da política econômica comandada por Paulo Guedes, além da relação entre Bolsonaro e Trump, fizeram com que o Brasil terminasse “furando a fila” para ingressar na Organização.

 

Continue lendo
Já tem uma conta? Faça login


ARTIGOS RELACIONADOS