PODCAST

Estante BSM #36 - Macbeth

Stefani Onesko e Silvio Grimaldo · 13 de Outubro de 2022 às 21:54

No Estante BSM da semana, Stefani Onesko e Silvio Grimaldo discutem a peça mais sombria de Willian Shakespeare.

A peça, escrita no início do século XVII, faz parte da chamada “fase trágica” do autor e é considerado o momento de maior maturidade literária de Shakespeare. A obra tem como protagonista o general Macbeth, cujo serviço era prestado ao rei da Escócia. Após voltar vitorioso de uma batalha, matando um traidor do rei, Macbeth e seu amigo e general Banquo são surpreendidos por três bruxas que fazem uma profecia: a de que Macbeth se tornaria barão e depois, rei. A profecia torna-se um divisor de águas na vida do protagonista.

Apesar de Macbeth não compreender direito a previsão das bruxas, acaba sentindo-se seduzido. Quando a primeira previsão se confirma e Macbeth é nomeado barão, a outra profecia, a de tornar-se rei, transforma o protagonista. A partir desse momento, Macbeth decide tomar as rédeas do seu próprio destino. Uma obra que evidencia os aspectos trágicos e atemporais do comportamento humano, como ganância, traição e remorso.

 

 

 


"Por apenas R$ 29/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"