PODCAST

Estante BSM #35 - A Escola de Frankfurt e a Nova Esquerda

Stefani Onesko e Silvio Grimaldo · 19 de Agosto de 2022 às 16:40

Stefani Onesko e Silvio Grimaldo discutem as orígens da nova esquerda apresentadas no novo livro de Cristián Iturralde. 

O Estante BSM da semana discute o livro “A Escola de Frankfurt e o início da Nova Esquerda”, do escritor e historiador Cristián Rodrigo Iturralde. O autor da obra procurou mapear e explicar de forma precisa as principais teses oriundas do Instituto de Pesquisa Social, mais conhecido como Escola de Frankfurt. Dessa forma, o autor do livro, analisa as ideias de renomados intelectuais do instituto, como Max Horkheimer, Theodor Adorno, Erich Fromm, Herbert Marcuse e Walter Benjamin. Além disso, Cristián Rodrigo Iturralde, constata a inovação da esquerda a partir desses pensadores e a maneira pela qual a cultura tornou-se tão importante, sendo na atualidade, o principal meio revolucionário.
O impacto e o peso das teses frankfurtianas fomentaram a ideologia de gênero, o feminismo radical, o politicamente correto, a liberdade sexual, a destruição da família e da autoridade, entre outros. Na visão do autor, é o primeiro think tank organizado do marxismo não ortodoxo, cujo papel, foi determinante para os triunfos da nova esquerda.

Esse programa só é possível graças aos assinantes do bsm.news. Torne-se você também um assinante.

 

 

 
 

 


"Por apenas R$ 29/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"