PODCAST

Estante BSM #19 - Rei Lear

Stefani Onesko · 24 de Junho de 2021 às 11:34

Ele cercou-se de bajuladores e expulsou quem lhe amava e lhe era leal, jogando o reino na guerra e no caos. Conheça essa grande tragédia de Shakespeare. 

Nesse episódio, Stefani Onesko convida Brás Oscar e Silvio Grimaldo para discutirem sobre uma das mais famosas e mais trágicas das obras de Shakespeare. 

Ao chegar à velhice, Lear, rei da Bretanha, se vê obrigado a dividir seu reino. A maior desgraça para um monarca atingira-o: para protegê-lo e garantir sua sucessão, nenhum filho varão, apenas três filhas mulheres, Goneril, Regana e Cordélia. As duas primeiras são casadas, respectivamente, com o Duque da Albânia e com o Duque da Cornualha, olhos cobiçosos por sobre as terras bretãs, enquanto que Cordélia recusa-se a casar, para permanecer ao lado do pai. Mas o assédio de estranhos pelo reino não é o mal maior do qual padece o rei. A progressiva dificuldade de discernir as atitudes e os discursos daqueles que o cercam, o embotamento da percepção da sinceridade e da falsidade humana e a suspeita errônea de onde viria a traição são os males fatais para o outrora grande monarca.

Não deixe comprar esse e outras obras do Bardo na Livraria do BSM

 

 


"Por apenas R$ 29/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"