PODCAST

Estante BSM #11 - O Estrangeiro

Stefani Onesko · 29 de Novembro de 2020 às 19:36

Em mais um episódio do nosso podcast sobre livros, Stefani Onesko e Silvio Grimaldo discutem com Luciano Oliver e André Assi Barreto um livro perturbador, O estrangeiro, de Albert Camus. 

Mersault, o protagonista da obra, é um funcionário de escritório, que assiste indiferente ao enterro da mãe, para em seguida apaixonar-se por uma ex-colega de trabalho e se deixar envolver em uma trama de vingança amorosa que lhe é inteiramente alheia, mas cujos acasos o levarão a cometer um assassinato. 
Mersault representa a crise existencial característica do homem do século XX, uma pessoa indiferente, sem grandes propósitos, avesso às emoções e desiludido quanto ao futuro. É um homem totalmente descrente das instituições que estão presentes no mundo, sejam elas sociais, políticas ou religiosas. A história de Mersault se torna uma espécie de autobiografia do homem do século XX, daquele que defronta-se com o absurdo, questão fundamental do pensamento camusiano. “O estrangeiro não é, enfim, a ilustração ficcional de uma filosofia, mas formula uma sensibilidade, um sentimento de absurdo”.

Não deixe de visitar a Livraria BSM, com descontos especiais para nossos leitores. E aproveite, até amanhã, nossa Black Friday, com livros com até 70% de desconto

 


É justamente por isso que você precisa assinar o Brasil Sem Medo. Por menos de 1 real por dia, você tem acesso exclusivo às nossas matérias, análises, entrevistas, crônicas, podcasts e ebooks. Você pode optar pela assinatura anual, por 290/ano (média de R$24/mês) ou pela assinatura trimestral, por 87/trimestre (média de R$29/mês) e acessar agora mesmo a todo o conteúdo premium do Brasil Sem Medo.