Eliziane Gama, relatora da CPMI, pede a quebra de sigilo telefônico de Valdemar Costa Neto
A senadora alega que o político teria participado das supostas tratativas com o hacker Walter Delgatti sobre fraude nas urnas
A senadora Eliziane Gama (PSD-MA), relatora da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro, pediu a quebra de sigilo telefônico e telemático do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto.
De acordo com o requerimento, o político teria conversado com o hacker Walter Delgatti Neto para combinar supostas tentativas de invasão e fraude das urnas eletrônicas como forma de provar que os equipamentos não são seguros. Ela pede acesso às ligações e mensagens desde 2022 até o momento. O prazo requerido é de 5 dias úteis.
Além disso, Eliziane quer:
- cópia integral de todo conteúdo armazenado no Google Drive, incluindo o backup do WhatsApp;
- registros de conexão (IPs);
- informações de pagamento, incluindo dados dos cartões de crédito;
- nomes dos grupos, seus administradores e integrantes com seus respectivos números de telefones e fotos;
- conteúdo relativo às contas e aparelhos de sua titularidade, especialmente dados de localização, GPS, Bluetooth, endereço IP, localização de pontos de acesso wi-fi e torres de celular.
O presidente do PL também pode ser convocado para depor na CPMI, caso o requerimento de autoria da deputada Erika Hilton (Psol-SP) seja aprovado.
"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"