TERRA SANTA

Eleições em Israel: qual é o futuro de Benjamin Netanyahu?

Ricardo Gancz · 26 de Março de 2021 às 15:27

Nesta terça feira (23/03), os israelenses foram as urnas pela quarta vez nos últimos dois anos. Confira com exclusividade no BSM como foi a votação e o que o resultado significa para o futuro de Israel

Dia de eleição em Israel significa dia sem trabalho e escola para quase toda a população. O transporte público é gratuito desde a noite do dia anterior, para permitir que mesmo os que estejam em outra cidade possam ir e voltar para votar no local onde estejam registrados. Mas a medida também é usada pela população para aproveitar o dia de folga antes ou depois do voto. Ou mesmo sem votar, uma vez que em Israel o voto é um direito e não uma obrigação como no Brasil.

Para votar, o israelense se dirige a sua seção eleitoral. É normal encontrar stands de partidos diferentes na porta de entrada das seções eleitorais com representantes dispostos a tentar convencer eleitores indecisos de última hora. Dentro da seção eleitoral, porém, é proibido fazer qualquer tipo de campanha.

Uma vez dentro da seção eleitoral, é preciso aguardar na fila até que se possa entrar na sala de votação. A entrada na sala de votação só é permita a uma pessoa de cada vez. Dentro da sala de votação, é preciso apresentar qualquer documento de identidade oficial para os mesários e, após a identificação, o eleitor recebe um envelope vazio.

De posse do envelope, o eleitor se dirige a cabine de votação onde encontra pedaços de papel com a sigla de cada um dos partidos. O eleitor deve, então, pegar um dos pedaços de papel, colocar no envelope e lacrá-lo. Caso o eleitor coloque dois pedaços de papel —seja do mesmo partido, seja de partidos diferentes —, o voto é anulado no momento da apuração. Uma vez que o partido que o eleitor quer votar foi escolhido e o envelope devidamente selado, o eleitor deposita o envelope na urna que fica na frente dos mesários e sai da sala para que o próximo eleitor entre.

 

 

Como as eleições funcionam em Israel?