ELEIÇÕES AMERICANAS

Despenca diferença entre Joe Biden e Donald Trump

Lucas Ribeiro · 18 de Agosto de 2020 às 17:08

Pesquisa da CNN aponta que a vantagem do candidato democrata sobre o atual presidente caiu de 14 para apenas 4 pontos percentuais
 

 

Depois do instituto de pesquisa com viés de esquerda divulgar crescimento de Bolsonaro no Datafolha, foi a vez de a CNN americana divulgar uma nova pesquisa em que aponta uma drástica queda da vantagem do candidato democrata Joe Biden sobre o atual presidente, o republicano Donald Trump.

A pesquisa foi feita entre os dias 12 e 15 de agosto, e divulgada no último dia 17 de agosto. A diferença de 14 pontos percentuais na pesquisa anterior encolheu para apenas 4 pontos. A pesquisa de junho, no auge da pandemia, apontava Joe Biden com 55% contra 41% de Trump. Na pesquisa de agosto, o candidato democrata segue na frente, mas com margem muito menor: 50 a 46%.

Entre os independentes, a vantagem de Biden era de 52% contra 41%, e agora ele está com 46% ainda favoráveis a Joe Biden, contra 45% apoiando o candidato conservador.

O presidente Donald Trump consolidou sua vantagem entre conservadores e republicanos. Entre conservadores, ele subiu de 76 para 85%. Entre os republicanos, 8% iriam apoiar Biden em junho, e agora em agosto esse número é de apenas 4%.

A pesquisa ainda contou com uma amostra adicional dos “battleground states” que são os Estados que vão determinar os votos do colégio eleitoral que podem ir para o lado democrata ou republicano, são eles: Arizona, Florida, Georgia, Iowa, Maine, Michigan, Minnesota, Nevada, New Hampshire, New Mexico, North Carolina, Ohio, Pennsylvania, Texas e Wisconsin. Nestes estados-chave a vantagem de Biden que era de 4%, e caiu para 1%.

Possíveis explicações para esse fenômeno podem ser encontradas...