BRASIL

Defesa envia soldados e veículos blindados para reforçar a segurança na fronteira com Venezuela

Redação BSM · 5 de Dezembro de 2023 às 08:07 ·

A área passa por uma escalada de tensões devido à disputa da Venezuela pelo território do Essequibo

O Ministério da Defesa brasileiro anunciou o envio de 130 soldados e 20 veículos blindados para reforçar a segurança na área de fronteira com a Venezuela.

Apesar de o ministro da Defesa, José Múcio, ter afirmado que a operação já estava planejada com o objetivo de combater o garimpo ilegal na região, ela ocorre dias após o plebiscito realizado pelo ditador Nicolás Maduro, que busca retirar parte do território da Guiana.

A área passa por uma escalada de tensões devido à disputa pelo território do Essequibo.

A República da Guiana e a Venezuela disputavam a soberania sobre o território a oeste do Rio Essequibo desde o século XIX. Nessa época, Robert Hermann Schomburgk, um explorador alemão a serviço da coroa britânica, delineou a fronteira da então colônia da Guiana Britânica com a Venezuela, favorecendo claramente o Reino Unido. Essa fronteira, conhecida como Linha Schomburgk, permanece como um dos maiores dilemas geopolíticos da história sul-americana, sem uma solução definitiva até o momento. 

 

Desde o início do ano, essa questão se tornou foco de tensões, podendo resultar em conflitos na fronteira com o Brasil.

O território em disputa, denominado Guiana Essequiba, é abundante em recursos petrolíferos, tornando-se um dos principais motivos para o ressurgimento do conflito histórico. Recentemente, a Guiana iniciou a exploração do potencial petrolífero da região em colaboração com empresas americanas. 

O ditador venezuelano, Nicolás Maduro, reagiu rapidamente, anunciando o referendo que aconteceu neste domingo (3), visando estabelecer novas políticas para a área e justificar uma possível anexação.

 

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS