Decisão de Biden deve provocar invasão migratória nos EUA

Colunista Lucas Ribeiro comenta a crise na fronteira com o México. Governador do Texas mobilizou forças táticas para conter o fluxo de imigrantes do país vizinho nos próximos dias
Há expectativa de uma avalanche migratória nos Estados Unidos, nos próximos dias, em razão do fim da medida legal conhecida como Título 42. Os próprios funcionários da administração Biden esperam esse incremento do fluxo migratório. O governador do Texas, Greg Abbott mobilizou a Força Fronteiriça Tática e 10 mil membros da Guarda Nacional; o prefeito democrata de El Paso, Oscar Leeser, declarou estado de emergência na cidade. El Paso é uma cidade fronteiriça entre os Estados Unidos e o México.
Em que consiste o Título 42 e por que essa legislação é tão relevante? Basicamente, o Título 42 foi uma medida de urgência tomada no governo Donald Trump durante a pandemia que permite a expulsão rápida dos imigrantes ilegais. Essa legislação foi mantida durante todo o governo Joe Biden e nenhuma medida feita pelo governo democrata conseguiu frear a crise migratória que se agravou na gestão do presidente democrata. A política de Biden tem sido basicamente defender em palavras as fronteiras abertas e a aceitação quase irrestrita de imigrantes ilegais, ao mesmo tempo em que seu governo utiliza os mecanismos de repressão aos imigrantes ilegais criados no período da pandemia. Ou seja, estimula-se uma onda de imigração “não documentada” para depois executar a punição. É uma política pública errática e fracassada.
Onde estão ocorrendo as ondas de migrantes?