BRASÍLIA

Cristiano Zanin toma posse como ministro do Supremo Tribunal Federal

Yasmin Alencar · 3 de Agosto de 2023 às 17:55 ·

O advogado foi a primeira indicação de Lula ao STF para ocupar a cadeira deixada pelo ex-ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou antecipadamente no mês de abril

(BRASÍLIA) - O advogado e amigo pessoal de Lula (PT), o advogado Cristiano Zanin, tomou posse nesta quinta-feira (3), como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). 

A posse de Zanin ocorreu na sede da Suprema Corte em Brasília.

O advogado foi a primeira indicação de Lula ao STF para ocupar a cadeira deixada pelo ex-ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou antecipadamente no mês de abril. 

Zanin chegou para a cerimônia acompanhado da esposa e de seus três filhos. Ele foi conduzido ao plenário pelo ministro decano Gilmar Mendes e pelo mais recente ministro André Mendonça, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). 

Após entrar no plenário, Zanin fez o seu juramento. 

A presidente da Suprema Corte, a ministra Rosa Weber, afirmou estar "convicta" da "cultura jurídica" de Zanin e de seu "preparo técnico". 

“A cerimônia de posse de ministro do Supremo Tribunal Federal não comporta espaço para discursos. Mas, eu, na condição de presidente do Supremo Tribunal Federal, em nome de todo o colegiado, quero dar a vossa excelência as boas-vindas, desejando-lhe muita, muita felicidade no exercício da jurisdição constitucional e também em todos os mistérios, todas as atribuições cometidas ao ministro desta Casa. Estou convicta de que vossa excelência, com a sua cultura jurídica, seu preparo técnico, sua experiência e sua extrema lhaneza, enriquecerá sobremodo este colegiado”, disse a ministra Rosa Weber.

Rosa Weber é a próxima a se aposentar do cargo em setembro. Conforme noticiado pelo BSM, alguns nomes já são cotados para a vaga de Weber, entre eles, o do ministro da Justiça, Flávio Dino, e do corregedor-geral do Tribunal Superior Eleitoral, Benedito Gonçalves. 

No evento, estiveram presentes o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, e do procurador-geral da República, Augusto Aras.

Os ministros aposentados do STF Carlos Velloso, Nelson Jobim, Marco Aurélio, Cezar Peluso, Ayres Brito e Ricardo Lewandowski também participaram da cerimônia. Além deles, a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Maria Thereza de Assis Moura, e os ministros Raul Araújo, Herman Benjamin e Luis Felipe Salomão. 

Do governo de Lula, estiveram presentes o vice-presidente, Geraldo Alckmin, e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS