CPMI do 8 de janeiro ouvirá G. Dias no próximo dia 31 de agosto
General Gonçalves Dias deverá ser questionado sobre a acusação de que ele teria mandado retirar do relatório encaminhado a autoridades a informação de que recebeu alertas individualizados sobre os protestos
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro marcou o depoimento do General Gonçalves Dias, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) de Lula, para o dia 31 de agosto.
No requerimento, a oposição argumentou que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), incluiu o nome de G. Dias no inquérito que apura a participação de militares nos protestos de 8 de janeiro.
Ele é acusado de ter sido alertado sobre os riscos de invasões nas sedes dos Três Poderes, mas ter ignorado e pedido para não receber mais os alertas.
De acordo com o ex-diretor-adjunto da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Saulo Moura da Cunha, também em depoimento para a CPMI, G. Dias teria mandado retirar do relatório encaminhado a autoridades a informação de que ele recebeu alertas individualizados sobre os protestos. A tendência é que esse seja o tema principal dos questionamentos feitos ao ex-ministro de Lula.
"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"