BRASÍLIA

CPMI de 8 de janeiro convoca fotógrafo da Reuters

Yasmin Alencar · 4 de Agosto de 2023 às 08:54 ·

Adriano Machado estava cobrindo as invasões de dentro do Planalto e, em alguns momentos, chega a conversar e a supostamente combinar algumas fotos com os manifestantes 

(BRASÍLIA) - A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) de 8 de janeiro aprovou a convocação do repórter fotográfico da Agência Reuters, Adriano Machado, na quinta-feira (3). 

Machado estava dentro do Palácio do Planalto durante as invasões que resultaram na depredação dos prédios públicos em janeiro. Nas imagens divulgadas durante os atos, em alguns momentos ele parece estar combinando fotos com os invasores, que arrombam uma porta diante das lentes dele e em seguida voltam para ver a fotografia. 

O pedido pela convocação de Adriano Machado foi feito por parlamentares de oposição ao governo Lula (PT). 

Após a convocação, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) se manifestaram contra o pedido e afirmaram que a decisão intimida e constrange repórteres. 

“A convocação – caso realmente seja concretizada – deve ser entendida como uma tentativa de intimidar e constranger não apenas Machado, mas também todos os demais repórteres – fotográficos ou não – que deveriam receber dos políticos e governantes garantias para o pleno exercício profissional. Se concretizada, será um grave precedente contra a livre atuação dos profissionais”, afirmaram ABI e Fenaj.

Para os sindicatos, a convocação de Machado é uma forma de intimidar a imprensa.

“O depoimento do jornalista em nada contribuirá para a identificação dos responsáveis pelos atos terroristas. Suas fotos, sim”.

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS