CPI das Pirâmides Financeiras solicita indiciamento de 45 pessoas; Ronaldinho Gáucho está na lista
O relatório da CPI foi aprovado na segunda-feira (9)
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Pirâmides Financeiras da Câmara dos Deputados concluiu seu trabalho ao aprovar o relatório elaborado pelo deputado Ricardo Silva (PSD-SP) nesta segunda-feira (9). O relatório solicita o indiciamento de 45 indivíduos, incluindo Ronaldinho Gaúcho, seu irmão Assis, além de sócios e outros envolvidos no caso da empresa 123milhas.
O deputado Silva ressaltou que, além do relatório principal, que possui mais de 500 páginas, a CPI também reuniu uma série de documentos confidenciais, incluindo informações financeiras, que serão encaminhados às autoridades competentes, como o Ministério Público e a Polícia Federal. A aprovação do relatório ocorreu de forma unânime.
O conteúdo abrange vários tópicos, incluindo o caso de Ronaldinho Gaúcho, no qual ele alega que, de acordo com informações do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), há "sinais de atividades suspeitas".
No que diz respeito ao caso da empresa 123milhas, o presidente da CPI, Áureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), propôs a ideia de um projeto de lei destinado ao "reforço das penas envolvendo crimes com pirâmides".
O relator também mencionou a existência de iniciativas legislativas que têm como objetivo proibir a comercialização de milhas, como era realizada pela referida empresa. Ele enfatizou que "todo o sistema facilita fraudes".
"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"