BRASÍLIA

Com possível ida de Flávio Dino para o STF, disputa pelo comando do Ministério da Justiça se acentua

Yasmin Alencar · 19 de Setembro de 2023 às 08:55 ·

Caso Lula confirme a escolha de Dino para ocupar a vaga deixada por Rosa Weber, os nomes de Augusto de Arruda Botelho, Secretário de Justiça, Jorge Messias, Advogado-Geral da União, e Marco Aurélio Carvalho, advogado, entram na disputa pela posição de ministro da Justiça

Com Flávio Dino liderando a corrida para ser indicado por Lula (PT) como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), a competição pelo comando do Ministério da Justiça tem dividido a classe política em Brasília.

Caso Lula confirme a escolha de Dino para ocupar a vaga deixada por Rosa Weber, os nomes de Augusto de Arruda Botelho, Secretário de Justiça, Jorge Messias, Advogado-Geral da União, e Marco Aurélio Carvalho, advogado, entram na disputa pela posição.

Atualmente, o nome favorito do PT é Jorge Messias, também conhecido como "Bessias" devido a Operação Lava Jato.

Em março de 2016, o nome de Jorge Messias apareceu em uma gravação telefônica de uma conversa entre a então presidente Dilma Rousseff e Lula. Na ocasião, o então juiz Sergio Moro tornou público o conteúdo da gravação, na qual era discutida a nomeação de Lula, então sob investigação na Lava Jato, como ministro de Estado. Essa nomeação lhe garantiria foro privilegiado e evitaria sua eventual prisão.

“Seguinte: eu ‘tô’ mandando o ‘Bessias’ junto com o papel, pra gente ter ele. E só usa em caso de necessidade, que é o termo de posse, tá?”, informou Dilma a Lula. A divulgação da conversa agravou a crise política, culminando na posterior queda de Dilma.

Por outro lado, Botelho também é uma opção em consideração. Ele é filiado ao PSB e representaria uma "continuidade" da gestão de Flávio Dino à frente do ministério.

Carvalho, por sua vez, é um dos advogados mais próximos do presidente Lula e é considerado seu conselheiro jurídico. Ele atua como coordenador do grupo de juristas de orientação extremamente à esquerda, intitulado 'Prerrogativas'.

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS