COVID-19

Prefeitura do Paraná manda prender por covid

Paulo Briguet · 10 de Junho de 2021 às 15:33

Município de Alvorada do Sul faz barreira sanitária, proíbe visitantes de outras cidades e distribui listas de pacientes positivados ou suspeitos para a polícia.

A Prefeitura de Alvorada do Sul, município de 11 mil habitantes situado no Norte do Paraná, vai mandar prender pessoas com covid que estiverem circulando pela rua. O anúncio foi feito hoje pela coordenadora do comitê gestor de enfrentamento à covid-19, enfermeira Paola de Lemos Bazoni Benelli. Segundo Paola, as autoridades municipais decidiram endurecer as medidas contra a covid por causa do aumento de casos na cidade.

Uma lista de cidadãos com covid ou casos suspeitos da doença foi distribuída para os fiscais do município e para a polícia. Quem estiver nessa lista e for pego andando na rua será, segundo a enfermeira Paola, “encaminhado para o Ministério Público e as medidas punitivas serão tomadas, sim”. Em bom português, cadeia.

Conhecido pelo grande número de chácaras onde cidadãos de outras cidades costumam passar o final de semana, Alvorada de Sul será isolada por uma barreira sanitária nos próximos dias.

“Está proibida a entrada de visitantes em nosso município. Barreiras sanitárias serão colocadas nas entradas de nossa cidade, e os visitantes deverão apresentar comprovante de residência para poder seguir para sua chácara”, afirmou a coordenadora.

Paola usa adjetivos fortes para semear o medo entre a população:

“Estamos vivendo hoje um momento muito caótico. O grande número do aumento de casos está exacerbante e muito significativo. Por isso nós precisamos contar com a colaboração de todos. Mais uma vez, pessoal: usem máscara, mantenham distanciamento social, não façam festas nem aglomerações. As pessoas estão morrendo. E mais: estão morrendo por falta de leito, por falta de vaga nos hospitais”.

Para não deixar nenhuma sombra de dúvida de que a prefeitura vai endurecer contra os rebeldes e recalcitrantes do pequeno município, Paola sentencia: “Chegou a hora: ou vocês têm responsabilidade, ou nós vamos obrigar vocês a ter”.

O comunicado publicado nas redes sociais pela Prefeitura de Alvorada do Sul vai na mesma linha:

 

 

Segundo o boletim publicado pela mesma prefeitura ontem (9), os números da covid no município são os seguintes:

Casos confirmados: 859
Paciente curados: 735
Pacientes em isolamento: 95
Mortes: 29
Suspeitos em isolamento: 37
Casos descartados: 823

 


É justamente por isso que você precisa assinar o Brasil Sem Medo. Por menos de 1 real por dia, você tem acesso exclusivo às nossas matérias, análises, entrevistas, crônicas, podcasts e ebooks. Você pode optar pela assinatura anual, por 290/ano (média de R$24/mês) ou pela assinatura trimestral, por 87/trimestre (média de R$29/mês) e acessar agora mesmo a todo o conteúdo premium do Brasil Sem Medo.