LEGISLATIVO

CCJ do Senado: Alcolumbre pauta PEC do marco temporal

Redação BSM · 8 de Julho de 2024 às 17:08 ·

Embora o STF tenha definido que a tese é inconstitucional, os congressistas devem aprovar a PEC

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), pautou para a próxima quarta-feira (10) a análise da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que define o marco temporal para demarcar terras ocupadas por povos indígenas. O texto recebeu parecer favorável do relator, o senador Esperidião Amin (PP-SC).

O marco temporal estabelece que as demarcações de terras indígenas devem ser limitadas à data da promulgação da Constituição Federal: 5 de outubro de 1988.

No ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) definiu que o marco temporal é inconstitucional. O Congresso, por sua vez, tomou decisão contrária e aprovou a tese. O texto foi enviado a Lula, que vetou alguns trechos, e os parlamentares derrubaram os vetos. Agora, a PEC precisa ser aprovada novamente pelas duas casas. 

 

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS