PRESIDENTE DO BC

Campos Neto diz que o tempo vai mostrar que ele foi técnico e que não entrará em debate político com Lula

Redação BSM · 27 de Junho de 2024 às 17:21 ·

"O tema político vai continuar e as pessoas vão fazer uma análise um período depois de eu ter saído e vão chegar à conclusão de: ‘olha, enquanto o Roberto [Campos Neto] esteve lá foi 100%’", disse o presidente do BC

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, disse nesta quinta-feira (27) que uma avaliação correta do seu mandato mostrará que ele teve um comportamento técnico  e que não vai discutir temas políticos com Lula. 

“Eu vou sair em breve. O tema político vai continuar e as pessoas vão fazer uma análise um período depois de eu ter saído e vão chegar à conclusão de: ‘Olha, enquanto o Roberto [Campos Neto] esteve lá foi 100%’. Eu acho que o tempo vai mostrar isso”, afirmou, em entrevista coletiva trimestral do banco para apresentação do relatório de inflação.

Ele também disse que Lula “tem todo o direito” de se manifestar em relação ao BC, mas que esses pronunciamentos podem impactar negativamente preços de mercado. “O que se mostrou no passado recente — não é uma opinião minha, é uma constatação — quando a gente olha movimentos de mercado em tempo real com os pronunciamentos. Você teve piora em algumas variáveis macroeconômicas, em alguns preços de mercado".

Por fim, reforçou que a autonomia do BC deve ter um valor institucional muito maior que o “valor político do momento” e que vai fazer uma “transição suave” com seu sucessor, independente de quem seja.

 

 

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS