SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

BSM entrevista favorito para o STF

Paulo Briguet · 9 de Setembro de 2020 às 17:31

Juiz, professor, palestrante, autor de best-sellers, conservador, evangélico: conheça William Douglas, um dos nomes mais cotados para assumir a nova vaga na Corte

No próximo dia 1º de novembro, o ministro Celso de Mello, decano do Supremo Tribunal Federal, completará 75 anos de idade, e como presente de aniversário ganhará sua aposentadoria. Uma grande interrogação paira em Brasília: quem será o ministro indicado pelo presidente Jair Bolsonaro? Muitas especulações foram feitas na bolsa de apostas da política nacional, sobretudo depois que Bolsonaro falou por enigma e avisou que sua indicação para o STF seria um nome “terrivelmente evangélico”.

William Douglas Resinente dos Santos, carioca de 53 anos, é evangélico e não tem nada de terrível: pelo contrário, seu currículo e sua trajetória parecem irrepreensíveis. Juiz federal, palestrante internacionalmente conhecido, professor universitário, mestre e pós-graduado em Direito, William Douglas é autor de mais de 50 obras nas áreas jurídica, educacional, religiosa e de desenvolvimento pessoal, com mais de 1,2 milhão de livros vendidos. Dele são os best-sellers “Como passar em provas e concursos” (Editora Impetus) e “As 25 leis bíblicas do sucesso” (Editora Sextante).

Premiado por sua produtividade na Justiça Federal, William Douglas já foi advogado, delegado de polícia, defensor público e professor em diversos cursos preparatórios e de pós-graduação. Conservador assumido (“Gosto das coisas que dão certo”), ele transita por movimentos de direitos humanos e prega o diálogo inter-religioso. Assista à entrevista que Dr. William Douglas, um dos nomes mais cotados para o STF, concedeu ao BSM:


 

“O povo tem tido muito mais coragem de virar esquinas e dar guinadas do que as classes jurídicas, políticas e acadêmicas. Sou um otimista incorrigível.”

 

“O Executivo, o Legislativo e o Judiciário são empregados do povo. Mas certas autoridades às vezes acham que são os donos das instituições, do país e do povo – e não o contrário. O que está faltando por parte de alguns exercentes de cargo é se curvar à Constituição e ficar dentro do seu quadrado.”

 

“Todos os sucessos que eu tive na vida decorrem da aplicação de princípios bíblicos. Da mesma forma, tem origem no judaico-cristianismo todo sucesso da civilização ocidental – aquela que mais evoluiu em termos de tecnologia, de direitos humanos e liberdade.”

 

“Existe cristofobia e perseguição religiosa no Brasil. Há uma verdadeira implicância de alguns setores com os cristãos. Mas parece que os cristãos começam a perceber que quando não participam da política, a política não faz a mesma gentileza com os cristãos.”

 


É justamente por isso que você precisa assinar o Brasil Sem Medo. Por menos de 1 real por dia, você tem acesso exclusivo às nossas matérias, análises, entrevistas, crônicas, podcasts e ebooks. Você pode optar pela assinatura anual, por 290/ano (média de R$24/mês) ou pela assinatura trimestral, por 87/trimestre (média de R$29/mês) e acessar agora mesmo a todo o conteúdo premium do Brasil Sem Medo.