Barroso é flagrado em festa com Joesley Batista em Portugal
Ao ser questionado sobre sua relação com o empresário corrupto, Barroso afirmou que o encontro se tratou "apenas uma troca breve de palavras entre pessoas civilizadas"
Imagens divulgadas nesta quarta-feira (26) mostram o ministro e próximo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, confraternizando com o delator e envolvido em casos de corrupção, Joesley Batista, dono do grupo JBS.
O vídeo foi publicado pelo jornal O Globo, e mostra os dois conversando durante uma festa em terraço de um hotel de luxo em Portugal, o Hotel Tivoli. O evento foi realizado na noite do dia 26 de junho, durante o Fórum Jurídico de Lisboa, do qual os irmãos Batista também participaram .
A festa ocorreu na véspera da participação de Barroso em um debate sobre o marco regulatório para as plataformas digitais e, apesar de não aparecer no vídeo, o irmão de Joesley, Wesley Batista, também estava no evento.
Segundo assessoria dos irmãos, eles não patrocinaram a referida festa e apenas “cumprimentaram diversos convidados, como empresários, jornalistas e autoridades”.
Leia: STF divulga nota para explicar fala de Barroso em congresso da UNE.
O caso dos irmãos Batista.
Em 2017, os dois irmãos empresários realizaram acordo de colaboração premiada com a Procuradoria-Geral da República (PGR), no qual confessarem terem entregado propina ao então presidente da República, Michel Temer (MDB) e ao então senador, Aécio Neves (PSDB). O acordo foi validado pelo próprio STF, em 2017.
À época, a holding de sua família, a J&F, também fechou acordo de leniência com o Minsitério Público, para o pagamento de multa de R$ 10,3 bilhões ao longo de 25 anos por seu envolvimento em casos de corrupção.
Atualmente, o grupo busca rever o acordo para diminuir o valor da multa.
O ministro
Por meio da assessoria de imprensa do Supremo Tribunal Federal, o ministro Barroso afirma que não conhece nenhum dos irmãos Batistas e que “ao ser abordado no referido evento, apenas cumprimentou” o empresário envolvido no esquema de corrupção. “Não houve conversa, apenas uma troca breve de palavras entre pessoas civilizadas”, afirmou.
"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"