Acesso exclusivo para assinantes

Assine para assistir
Já tem uma conta? Faça login

Show do Brás - Ep #6 - O Orgulho precede a queda

Brás Oscar · 20 de Junho de 2023 às 14:54

Hoje é dia de desmontar mais uma história pra boi dormir: Stonewall e a politização do homossexualismo

Junho é tal do “mês do orgulho gay” de acordo com novo calendário do povo do alfabeto. O motivo é que primeira parada gay do mundo, a de Nova York, foi criada para celebrar a Revolta de Stonewall, que aconteceu no dia 28 desse mês, em 1969. 

O Stonewall Inn, que atualmente é a Meca do gayzismo, era um bar no distrito novaiorquino de Greenwich Village. Um dos poucos estabelecimentos que recebia bem os gays, lésbicas e travestis da cidade, sem preconceito e ainda garantindo-lhes alguma segurança, já que os diferentões eram proibidos de frequentar ambientes convencionais.

Um dia, o público do Stonewall, cansado de ter de se esconder, iniciou um protesto imenso, que durou dias. O objetivo era enfrentar a polícia e exigir respeito e igualdade perante a Lei. Bem, ao menos é assim que a história é contada por jornalistas e escritores que se comprometeram a perpetuar o mito que sustenta a narrativa.

Quando a gente vai atrás de documentos, testemunhos oculares, fotografias e, principalmente, quando levantamos a capivara dos mentores da coisa, a historinha fica menos cor-de-rosa.

O início do movimento gay envolve intelectuais comunistas, máfia italiana, corrupção policial e um problema social criado pela mentalidade puritana americana. Conheça a história real, porque a outra, algum professor militante já vai contar pro seu filho.


VÍDEOS RELACIONADOS