ANÁLISE

As origens intelectuais da censura petista

Cristian Derosa · 9 de Maio de 2023 às 17:37 ·

Se “nada está na realidade política de um país se não estiver primeiro na sua literatura”, quais as ideias por trás do PL da Censura?



Por trás do PL da Censura (PL 2630) há uma longa história de debates e publicações que começam nos anos 1970, discussões mantidas pela esquerda que estão na base do que culminou no atual projeto de lei, de maneira que o resultado inevitável da sua implementação está contido no material elaborado ao longo do tempo e não em eventuais efeitos colaterais da proposta ou aproveitamentos políticos de uma ideia ancorada em um propósito essencialmente comunista e de conquista do poder.

Muita gente conhece e cita a frase, repetida várias vezes pelo professor Olavo de Carvalho, do escritor austríaco Hugo Von Hofmannsthal: “Nada está na realidade política de um país se não estiver primeiro na sua literatura”. Isso nos impõe o dever de conhecer as ideias por trás do PL da Censura, de maneira a prever as suas consequências.

A ideia de regulação da comunicação começou a ser debatida dentro dos departamentos de esquerda nas universidades de comunicação, mas se baseou anteriormente em uma necessidade estratégica do bloco comunista durante a Guerra Fria. O debate foi uma resposta à percepção de que a expansão da comunicação no mundo estava sendo feita prioritariamente pelos Estados Unidos e usada pela CIA e departamentos de estado para fazer avançar a “civilização americana”, isto é, o “american way of life”, como parte da guerra cultural contra o comunismo. Mas qual o medo dos comunistas?

Continue lendo
Já tem uma conta? Faça login


ARTIGOS RELACIONADOS