CONGRESSO NACIONAL

Arthur Maia solicita a Moraes que decrete a entrega total das imagens do 8 de janeiro à CPMI

Luís Batistela · 15 de Agosto de 2023 às 15:22 ·

“Encaminhamos, ontem, ao Supremo Tribunal Federal, um requerimento ao ministro Alexandre de Moraes solicitando um esclarecimento sobre a natureza de sua decisão, que determina a entrega das fitas a esta CPMI”, afirmou o presidente da CPMI

O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro, Arthur Oliveira Maia, encaminhou um requerimento ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira (15). No documento, o parlamentar solicita que ministro Alexandre de Moraes esclareça o caráter de sua decisão tomada em 7 de agosto deste ano. Na época, Moraes havia autorizado o Ministério da Justiça e Segurança Pública a conceder as imagens das invasões aos prédios dos Três Poderes à comissão...

“Encaminhamos, ontem, ao Supremo Tribunal Federal, um requerimento ao ministro Alexandre de Moraes solicitando um esclarecimento sobre a natureza de sua decisão, que determina a entrega das fitas a esta CPMI”, afirmou o presidente da CPMI.

Maia argumentou haver uma incongruência entre a solicitação da comissão e as imagens fornecidas por Flávio Dino na última quarta-feira (9). Estima-se que mais de 20 câmeras estejam instaladas nos edifícios dos Três Poderes. Entretanto, o ministro da Justiça entregou o conteúdo de apenas duas.

“Apesar de eu não poder afirmar peremptoriamente quantas câmeras de filmagem existem no prédio do ministério, sabemos que não existem apenas duas câmeras. Quem já foi lá sabe que existem câmeras nos corredores, em todos os andares. E o pedido da comissão foi muito além daquilo que o ministério nos enviou”, questionou Maia.

Dino havia solicitado ao Supremo o compartilhamento das imagens das invasões. Em 7 de agosto, Moraes acatou com o pedido do ministro da Justiça, afirmando que a população, de modo geral, tem o direito de acessar o conteúdo. Como as imagens não foram disponibilizadas integralmente, Maia pediu um esclarecimento do ministro do STF.

“Os pedidos feitos pelos parlamentares não foram atendidos em sua integralidade (...). Lamento que as imagens tenham chegado a menor. Espero que o ministro Flávio [Dino] tome consciência do papel que ele representa, da obrigação que tem de contribuir com os trabalhos desta CPMI. E que ele envie a totalidade destas imagens”, concluiu Arthur Maia.

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS