Após o ataque a Israel, deputados da oposição apresentaram uma lista de assinaturas para o impeachment de Lula
" [...] na Faixa de Gaza não está acontecendo uma guerra, mas um genocídio”, afirmou Lula.
Parlamentares da oposição apresentaram uma lista neste domingo (18) com assinaturas para a abertura de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A ação ocorreu após o petista comparar as operações de Israel na Faixa de Gaza com os empreendimentos persecutórios do regime nazista contra o povo judeu. Em um trecho da lista, os deputados argumentam que Lula cometeu um crime de responsabilidade ao empregar a “hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra ou comprometendo-lhe a neutralidade”.
Antes de embarcar para o Brasil, em seu último exercício na Etiópia, Lula pontuou que o Estado de Israel está promovendo um genocídio na Faixa de Gaza. De acordo com o petista, a ação assemelha-se à perseguição sistemática empreendida pelo regime nazista contra os judeus na ocasião do Holocausto.
“É muito engraçado. Quando eu vejo o mundo rico anunciar que está parando de dar a contribuição para a questão humanitária aos palestinos, eu fico imaginando qual é o tamanho da consciência política dessa gente e qual é o tamanho do coração solidário dessa gente que não está vendo que na Faixa de Gaza não está acontecendo uma guerra, mas um genocídio”, afirmou Lula.
“Sabe o que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existe nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus. Então como é possível que a gente possa colocar um tema tão pequeno, sabe? Você deixar de ter ajuda humanitária? O Brasil condenou o Hamas, mas o Brasil não pode deixar de condenar o que o Exército de Israel está fazendo na Faixa de Gaza”, concluiu.
A fala do petista causou grave descontentamento nas autoridades israelenses. Por meio de suas redes sociais, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, destacou que Lula cruzou a “linha vermelha” ao comparar “Israel ao Holocausto nazista e a Hitler”. "Trata-se de banalizar o Holocausto e de tentar prejudicar o povo judeu e o direito de Israel de se defender. Comparar Israel ao Holocausto nazista e a Hitler é cruzar uma linha vermelha. Israel luta pela sua defesa e pela garantia do seu futuro até à vitória completa e irá fazê-lo ao mesmo tempo que defende o direito internacional. Decidi com o chanceler Israel Katz convocar imediatamente o embaixador brasileiro em Israel para uma dura conversa de repreensão", escreveu.
הדברים של נשיא ברזיל מבישים וחמורים. מדובר בזילות השואה ובניסיון לפגוע בעם היהודי ובזכותה של ישראל להגן עצמה.
— Benjamin Netanyahu - בנימין נתניהו (@netanyahu) February 18, 2024
ההשוואה בין ישראל לשואת הנאצים ולהיטלר היא חציית קו אדום. ישראל נלחמת למען הגנתה והבטחת עתידה עד לניצחון המוחלט והיא עושה זאת תוך שמירה על הדין הבינלאומי.
החלטתי עם…
Em resposta ao presidente, os parlamentes brasileiros da oposição divulgaram uma lista de assinaturas, para o impeachment de Lula, que deverá ser protocolada na Câmara nesta terça-feira (20). O material, que já conta com a assinatura de mais de 50 congressistas, se baseia no art.5, da lei 1.079/50, que classifica os “crimes de responsabilidade contra a existência política da União”. Segundo a deputada federal Carla Zambelli, “Lula incentiva a injúria racial, e incorre em crime de responsabilidade prevista no art.5 da Constituição Federal, o que corrobora também com a fala do 1ª Ministro de Israel que demonstrou de imediato seu veemente repúdio”.
Dentre os principais congressistas que assinaram a lista, estão: Bia Kicis, Carla Zambelli, Carlos Jordy, Carol de Toni, Filipe Martins, Gustavo Gayer, Julia Zanata, Luiz Philippe de Orleans e Bragança, Marcel Van Hatten, Nikolas Ferreira, Paulo Bilynskyj, Sargento Fahur, Filipe Barros e Ricardo Salles.
ATUALIZAÇÃO - Segue a lista mais recente de assinaturas para o pedido de IMPEACHMENT DE LULA:
— SPACE LIBERDADE (@NewsLiberdade) February 19, 2024
Já temos 66 assinaturas. Pergunte para seu deputado federal se ele também vai assinar! Quanto mais requerentes, mais forte será o pedido! pic.twitter.com/QfTxAqyQji
"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"