ELEIÇÃO
Após debate, esquerda ataca Padre Kelmon no Twitter
Políticos, jornalistas e artistas criticaram a presença do candidato no debate e houve até quem falasse em agressão física contra o sacerdote
A participação do Padre Kelmon, candidato pelo PTB ao Palácio do Planalto, no debate promovido pela Globo incomodou diversos artistas e personalidades. O religioso se destacou por críticas contundentes aos candidatos, em especial ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT).
Veja abaixo os ataques:
Gente vou parar de ver por motivo de ranço do padre. Deus me perdoe. #DebateNaGlobo
— Ingrid Guimarães (@IngridGuimaraes) September 30, 2022
- Lula errou ao bater boca com Padre Kelmon?
— Elika Takimoto - 13021 (@elikatakimoto) September 30, 2022
- Sim
- Você bateria boca com Padre Kelmon?
- Eu bateria no padre.#DebateNaGlobo
Sinceramente, eu só posso crer que esse fascista vigarista disfarçado de padre está nesse debate porque é de interesse da Globo impedir a vitória de Lula em primeiro turno. Não há outra explicação para a presença de um vagabundo que desrespeita as regras do debate e mente.
— Jean Wyllys (@jeanwyllys_real) September 30, 2022
Patrícia Campos Mello, jornalista:
Padre Kelman é a arma secreta bolsonarista, enviado para espalhar desinformção e desestabilizar o ex-presidente Lula e avacalhar o debate. Funcionou.
— Patricia Campos Mello (@camposmello) September 30, 2022
Ator e comediante Marcelo Adnet:
Kelmon desrespeita o debate e o público. Franco atirador a serviço de outro candidato pra tumultuar deliberadamente o debate.
— Marcelo Adnet (@MarceloAdnet) September 30, 2022
Lenio Luiz Streck, Procurador de Justiça aposentado:
Como esse “Padre” Kelmonaro é aceito em um debate desses? Padre de festa junina…! Avacalhamento da política. Mais um outsider produto da antipolítica. Tsk Tsk !
— Lenio Luiz Streck (@LenioStreck) September 30, 2022
A jornalista Barbara Gancia foi além e defendeu a violência física contra o religioso.
Tinha que tirar esse barbudo com o trapo na cabeça a tapa do debate.
— Barbara Gancia (@barbaragancia) September 30, 2022
Respondendo a um comentário em seu perfil do Twitter, o jornalista Fred Melo Paiva defendeu a perseguição contra Kelmon. “E depois de Lula eleito, vamo abrir uma exceção e perseguir o padre Kelson”, disse.
E depois de Lula eleito, vamo abrir uma exceção e perseguir o padre Kelson
— Fred Melo Paiva (@fredmelopaiva) September 30, 2022
Embate com Lula
Os ataques mencionados ocorrem após Kelmon desestabilizar Lula durante o debate. O religioso perguntou ao ex-presidente se ele era “o chefe do esquema” de corrupção que abateu o país.
“Primeiro, eu acho que o candidato está desinformado ou só lê o que quer”, disse Lula. “As notícias estão aí nas mídias”, declarou Kelmon, com o microfone desligado durante o tempo de fala do petista.
Lula continuou. “A corrupção nesse país tem duas formas de aparecer”, disse ele. “O senhor é o chefe da corrupção”, afirmou Kelmon, também durante a fala do petista.
“O senhor é responsável pela corrupção no Brasil, todos nós sabemos”, acrescentou Kelmon. O candidato do PTB também afirmou que o adversário era um “descondenado”, no sentido de que Lula não foi absolvido nos processos, mas liberado por questões técnicas processuais.
"Por apenas R$ 29/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"