PODERDATA

Apenas 22% dos que conhecem Janja consideram sua atuação positiva, diz pesquisa

João Pedro Magalhães · 2 de Outubro de 2023 às 14:34 ·

A pesquisa demonstrou que a desaprovação à atuação de Janja se destaca entre eleitores com mais de 60 anos, com 36% considerando-a negativa; e entre aqueles com renda familiar superior a cinco salários mínimos, com uma taxa de desaprovação de 34%

Apenas 22% dos eleitores que dizem conhecer a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, avaliam que a participação dela no governo do presidente empossado Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é positiva. Apesar de ser conhecido por quase 75% dos eleitores e possuir uma atuação mais ativa dentro do governo, a maior parte dos entrevistados consideram seu trabalho negativo ou irrelevante.

Os dados são da pesquisa PoderData realizada pelo jornal Poder 360 ao longo do mês de setembro.

Os números revelados pela pesquisa apontam que 28% dos eleitores brasileiros consideram a participação de Janja no governo de Lula como "negativa". Para a maioria dos entrevistados (41%), entretanto, a atuação da primeira-dama é vista como algo que "não afeta o Brasil". 

Ainda, a pesquisa demonstrou que a desaprovação à atuação de Janja se destaca entre eleitores com mais de 60 anos, com 36% considerando-a negativa, e entre aqueles com renda familiar superior a cinco salários mínimos, com uma taxa de desaprovação de 34%.

No entanto, em todos os grupos demográficos, a maioria das respostas indica que a atuação da primeira-dama não tem impacto positivo nem negativo para o país.

Quando se trata do reconhecimento de Janja, a pesquisa revela que 74% dos eleitores têm algum grau de conhecimento sobre ela. Esse número é composto por aqueles que a declararam como "bem conhecida" (36%) e os que afirmaram "ter ouvido falar" dela (38%). Por outro lado, 26% dos entrevistados afirmaram não conhecer a esposa de Lula.

Leia: Janja interfere no governo e tem poder de veto, diz jornal.

 

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS