BRASÍLIA

Anderson Torres pode ser obrigado a devolver salários enquanto esteve preso

Yasmin Alencar · 17 de Julho de 2023 às 09:15 ·

Ao fim do processo, caso o servidor seja absolvido pela Justiça, os valores serão restituídos

(BRASÍLIA) - O ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal e ex-ministro Anderson Torres poderá ser obrigado a devolver os salários recebidos pela Polícia Federal enquanto ficou preso de forma preventiva. 

O salário bruto do ex-agente é cerca de R$ 30 mil. 

Anderson Torres ficou preso durante quatro meses após os atos de vandalismo que ocorreram no dia 8 de janeiro nas sedes dos Três Poderes, em Brasília. À época, o ex-ministro de Bolsonaro (PL) estava à frente da Secretaria de Segurança Pública no DF. 

A resolução que pode obrigar Torres devolver os salários está baseada em notas técnicas do Ministério do Planejamento, de 2013 e de 2020, que diz que servidores públicos presos de forma preventiva ou temporária não podem receber a remuneração. 

Ao fim do processo, caso o servidor seja absolvido pela Justiça, os valores serão restituídos. 

Apesar disso, a defesa do ex-secretário afirmou desconhecer o assunto e que irá tomar "medidas cabíveis para se evitar possíveis abusos". 

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS