Aliado de Pacheco é indicado por Lula para vaga no TST
Essa escolha é interpretada como um gesto de aproximação de Lula com Pacheco, em um momento de tensões entre o Executivo e o Legislativo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou a nomeação do advogado Antônio Fabrício de Matos Gonçalves, natural de Minas Gerais, para ocupar uma cadeira no Tribunal Superior do Trabalho (TST), na terça-feira (30). A nomeação, contudo, está sujeita à sabatina pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e à posterior aprovação pelo Senado.
Antônio Gonçalves tem vínculos com o grupo Prerrogativas, composto por advogados que compartilham afinidades políticas com Lula, e recebeu respaldo do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Essa escolha é interpretada como um gesto de aproximação de Lula com Pacheco, em um momento de tensões entre o Executivo e o Legislativo. Recentemente, uma crise se instalou entre o governo e o Senado devido à posição do governo em relação à desoneração da folha de pagamentos de determinados setores econômicos e municípios de menor porte.
Além de atender aos interesses do presidente do Senado, a indicação de Gonçalves também satisfaz os aliados de Lula e do PT.
Gonçalves ocupará a vaga deixada pelo ministro Emmanoel Pereira, que se aposentou em outubro de 2022. Seu nome constava na lista tríplice apresentada pelos atuais ministros do TST para o cargo, que também incluía Adriano Costa Avelino, de Alagoas, e Roseline Rabelo de Jesus Morais, de Sergipe. Avelino contava com o apoio do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"