FALSA CHECAGEM

Agência Aos Fatos admite fake news contra Bolsonaro

Fernando de Castro · 7 de Junho de 2021 às 19:27

Presidente foi acusado de inflar dados do crescimento do PIB. Mas ele estava certo
 

A agência de checagem Aos Fatos publicou nesta segunda-feira (07) uma errata onde afirma que publicou uma falsa checagem sobre uma fala do presidente Jair Bolsonaro a respeito do crescimento do Produto Interno Bruto superior a 4%. A fala do Chefe do Executivo foi dita num pronunciamento em rede nacional.

A agência acusou o presidente de inflar ações do governo federal durante a pandemia da Covid-19. Bolsonaro afirmou que a previsão de crescimento do PIB deste ano era acima de 4% e Aos Fatos afirmou que a informação era errada.

Instituições do mercado preveem um crescimento de 4,8% a 5,2%, como o Itaú Unibanco, XP, Bank of America e Goldman Sachs. Ao publicar a errata, o presidente Bolsonaro ironizou o posicionamento da agência.


É justamente por isso que você precisa assinar o Brasil Sem Medo. Por menos de 1 real por dia, você tem acesso exclusivo às nossas matérias, análises, entrevistas, crônicas, podcasts e ebooks. Você pode optar pela assinatura anual, por 290/ano (média de R$24/mês) ou pela assinatura trimestral, por 87/trimestre (média de R$29/mês) e acessar agora mesmo a todo o conteúdo premium do Brasil Sem Medo.