Acusado de corrupção, ministro de Lula solicita arquivamento de inquérito
Juscelino Filho está sob investigação por crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção passiva
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o encerramento do inquérito em que foi formalmente acusado pela Polícia Federal de suposto desvio de emendas parlamentares.
Em documento protocolado na última sexta-feira (14) a defesa de Juscelino alega que a investigação está repleta de irregularidades constitucionais e ilegalidades graves.
"Os apontamentos feitos pela autoridade policial nada mais são do que um emaranhado de ilações sem qualquer respaldo probatório e que acabaram misturando fatos alheios à investigação para tentar incriminar o peticionário”, declarou a defesa do ministro.
Juscelino Filho está sob investigação por crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção passiva.
As acusações de desvio de emendas parlamentares remontam ao período em que ele exercia o cargo de deputado federal, envolvendo desvios de verbas destinadas a obras de pavimentação financiadas pela Codevasf com recursos públicos. O indiciamento se baseia em um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) que aponta benefícios diretos para propriedades da família do ministro através de uma das obras mencionadas.
"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"