A NARRATIVA DO “GOLPE”

A vitória internacional do PT

Lucas Mafaldo · 26 de Janeiro de 2020 às 11:05 ·
Como a esquerda brasileira conseguiu emplacar sua narrativa falsa diante da opinião pública internacional — e o que a direita precisa fazer para virar o jogo

Ao final de 2018, o PT parecia ter chegado ao fundo do poço: depois de ter sofrido um impeachment e de ter seu líder preso por corrupção, o candidato mais antipetista da campanha chegava à Presidência. No entanto, pouco mais de um ano depois, o PT está aos poucos voltando ao jogo, contando já com uma vitória significativa: ele conseguiu emplacar sua versão da história recente na mídia internacional.

Essa vitória do PT não deveria ser uma surpresa. O PT é a frente partidária de um amplo movimento de esquerda, com presença fortíssima nas universidades, nos jornais e na classe artística. Décadas de hegemonia esquerdista resultaram na geração de inúmeros “quadros” prontos para ajudar o movimento e em uma penúria de alternativas à direita. O PT tem à sua disposição, portanto, uma ampla infra-estrutura cultural capaz de produzir e divulgar sua versão dos fatos em uma escala imensamente maior do que qualquer coisa que uma nascente e improvisada direita nacional jamais poderia fazer.

Embora a nova direita tenha conseguido utilizar as redes sociais para contornar essa infra-estrutura em uma série de vitórias políticas impressionantes, é imprudência achar que a mesma jogada continuará funcionando indefinidamente. A esquerda de 2018 era um oponente frágil, curvado sob o fardo de uma pesada crise econômica e uma série de escândalos de corrupção. A esquerda de 2020 virá com novas roupas: mais distante da crise, eles se apresentarão como heróicos defensores da democracia que foram expulsos temporariamente da política por uma onda de autoritarismo.

Continue lendo
Já tem uma conta? Faça login


ARTIGOS RELACIONADOS