DRAGÃO VERMELHO

A verdade sobre a nova onda de covid na China

Eduardo Meira · 13 de Janeiro de 2023 às 11:03

Contrariando a versão oficial do governo comunista, a doença avança em várias regiões da China e poderá atingir mais de um bilhão de pessoas

O governo chinês anunciou nesta quarta-feira (11) que o pico da onda de covid já passou. No entanto, de acordo com relatos de cidadãos, imagens de satélites e reportagens de dezenas de mídias internacionais, a situação é muito diferente.

Um relato de uma fonte, uma bióloga chinesa que mora na Inglaterra, L. Luping, ligou o alerta e deu motivação à produção deste artigo. Disse ela: “Minha mãe morreu de covid na semana passada na China. Havia uma longa fila na funerária. Meus irmãos tiveram que subornar funcionários para que ela fosse cremada no mesmo dia, já que os freezers também estavam cheios. Foi um pesadelo imaginar que eles tiveram de lidar com isso enquanto estavam de luto”.

Eduardo Meira é empresário, professor e poliglota, morou 4 anos na China e fala fluentemente português (nativo), chinês, inglês e espanhol, além de se comunicar em russo e francês para assuntos do dia a dia, e de arriscar diálogos em árabe.

Para ler o texto completo do nosso especialista em China, assine o BSM.