GRIPE POLÍTICA

A última epidemia

Lucas Mafaldo · 2 de Fevereiro de 2020 às 19:53 ·
Mais contagioso do que qualquer gripe, o vírus da politização não é menos cruel em seus sintomas: o preço que ele cobra é nada menos do que desviar as pessoas do sentido de suas vidas. Estamos, portanto, diante de uma verdadeira ameaça existencial.

Os leitores que vêm acompanhando meus artigos para o Brasil Sem Medo devem ter percebido que há um fio condutor por trás deles. Tenho tentado mostrar que falsificações presentes no debate público estão desviando nossos olhos de um problema seríssimo: a excessiva politização da cultura contemporânea.

Em outras ocasiões, eu defini a politização como a redução da vida humana à sua dimensão política. Quando atinge proporções epidêmicas, essa vírus cultural provoca enormes danos sociais -- como se observa no surto de petismo sofrido em nosso país e no caso ainda virulento de bolivarianismo que acometeu nossos vizinhos venezuelanos.

Mais contagioso do que qualquer gripe, o vírus não é menos cruel em seus sintomas: o preço que ele cobra é nada menos do que desviar as pessoas do sentido de suas vidas. Estamos, portanto, diante de uma verdadeira ameaça existencial. Recomendo aos leitores tomar todas as devidas precauções: lavem as mãos e evitem os focos de contaminação.

Continue lendo
Já tem uma conta? Faça login


ARTIGOS RELACIONADOS