REDDIT

A primavera dos povos contra Wall Street

Otávio Pedriali · 30 de Janeiro de 2021 às 15:33

Ação coordenada de investidores individuais coloca em xeque os tubarões do mercado financeiro americano. É uma luta de Davi contra Golias

Nos últimos dias, uma cadeia de eventos sem precedentes atingiu o mercado financeiro. As implicações, porém, estendem-se além de Wall Street: as consequências sociais e políticas são ainda mais marcantes.

Tudo começou quando um grupo de usuários do Reddit, fórum da internet, resolveu combinar a compra coordenada de ações da GameStop, cadeia de lojas físicas de videogames nos Estados Unidos. O objetivo era duplo: em primeiro lugar, a expectativa era manipular o mercado através de compras coordenadas e em grande escala das ações da GameStop para que o preço disparasse, ocasionando lucros expressivos para os participantes da empreitada.

Além disso, os usuários do fórum pretendiam se vingar dos hedge funds que apostavam na falência da empresa de videogames. Com o início da ação coordenada, logo formou-se uma narrativa ao estilo de Davi contra Golias: muitos investidores individuais, sem grandes fortunas, resolveram se juntar para desafiar os grandes fundos de hedge de Wall Street e levá-los à falência.

Quando os usuários do fórum no Reddit começaram a ação, o preço da ação da GameStop estava na casa dos 20 dólares. Após uma súbita disparada, o preço da ação já ultrapassa 300 dólares.  Muitas pessoas se juntaram com entusiasmo ao movimento contra Wall Street. Os participantes admitem abertamente que se trata de manipulação de mercado, mas alegam que manipular o mercado é o ofício diário dos grandes fundos de Wall Street, que, portanto, não teriam direito de reclamar.

Com a alta nos preços da Game Stop, vários fundos de hedge de Wall Street já correm o risco de entrar em estado de insolvência. A alta cúpula do mercado financeiro americano está em pânico e já acionou a mídia e políticos aliados para pressionar por novas regulações ao mercado financeiro que impeçam a continuação do ataque. Outros ativos já sofreram a mesma manipulação: no Brasil, investidores individuais combinaram ações coordenadas para levantar os preços das ações de algumas empresas, como a resseguradora IRBR e a Oi.

A prática é conhecida pelas autoridades reguladoras do mercado financeiro como “squeeze”, uma das modalidades de manipulação de mercado em que um grupo de investidores provoca artificialmente a alta nos preços de um ativo para auferir lucros ou prejudicar outras instituições. Se a prática já é catalogada, a cadeia de ações que se originou com o squeeze da GameStop não tem precedentes. É a primeira vez que a manipulação é combinada em fóruns abertos na internet e atinge proporções tão grandes.

Mas por que isso ameaça a existência de alguns dos maiores fundos de Wall Street?