PALHAÇADA CULTURAL

A ditadura dos nhonhocratas

Brás Oscar · 10 de Março de 2020 às 16:55 ·
“Pragmáticos” e “republicanos” não conseguem nadar fora do piscinão de idiotices da cultura média brasileira

Notei nestas últimas semanas uma fixação do centrão fisiológico, doravante batizado de nhonhocratas, por alguns jargões: “espírito republicano”, “pacificar”, “ala ideológica” e o já famoso “pragmatismo”. A gente sabe que a política pede, quase que naturalmente, por alguns jargões, e às vezes precisamos humildemente apelar a estes como último recurso, mas… a negada anda abusando.

A despeito das intenções políticas, que se resumem sempre a poder, a nhonhocracia é a encarnação da nossa nação de diplomados analfabetos funcionais no poder político. Nem o fofolete do Rodrigo Maia, o Nhonho-Mor, nascido em berço de ouro, com genealogia laureada por intelectuais e políticos importantes, consegue nadar fora do piscinão de idiotices da cultura média brasileira.

No inferno astral da Secretaria da Cultura, a palavra de ordem foi “pacificar”. Mas só se pacifica algo que estava em estado de guerra, certo? De fato, vários dos exonerados pela secretária Regina Duarte estavam em guerra com a mediocridade cultural ofertada já tradicionalmente ao povo; o entretenimento à guisa de cultura encarava um adversário: o acesso à alta cultura para os que não nasceram na nhonhocracia. De acordo com um pragmático general, esses belicosos eram a tal “ala ideológica”. De acordo com a Regina eram uma “facção que queria ocupar um espaço”.

Olha só, que curioso: um grupo de servidores públicos e intelectuais que queria acabar com pautas culturais esquerdistas alheias à vontade da maioria do povo que elegeu um presidente de direita, possibilitando então que o processo democrático que permitiu a eleição de tal presidente se concretizasse no campo onde trabalham, o cúmulo da praxis e objetividade, são taxados de “ala ideológica” por um velhote que se julga pacificador de um conflito que só existe na cabeça daqueles que perderam a eleição – é uma palhaçada dessa que chamam de pragmatismo! Essa gente é analfabeta ou mau-caráter, sem terceira opção possível.

 

Continue lendo
Já tem uma conta? Faça login


ARTIGOS RELACIONADOS