ELEIÇÕES 2022

81% dos deputados desta legislatura são candidatos à reeleição

Letícia Alves · 30 de Setembro de 2022 às 11:24

Em 2018, a Câmara teve um número recorde de renovação

Dos 9.757 candidatos a deputado federal aptos para disputar a eleição neste domingo, 485 exerceram o mandato na Câmara dos Deputados nesta legislatura e são candidatos à reeleição. Esse número equivale a 81% da composição da Câmara, considerando-se o total de deputados que tomaram posse nos últimos quatro anos, que somam 598 — a composição da Casa é de 513 deputados, mas o número de posses leva em conta os suplementes que assumiram cargo depois do licenciamento de alguns parlamentares eleitos.

Nas últimas eleições gerais, realizadas em 2018, a Câmara elegeu 243 deputados novos, o que representou uma renovação de 47,3%, a maior desde a eleição da Assembleia Constituinte, em 1986. O recorde foi bastante influenciado pelo crescimento de uma "direita" no país e pela eleição de Jair Bolsonaro para a presidência da República. 

Antes de 2018, a taxa de renovação ficava sempre abaixo de 40%, com a média de 37%, segundo dados da Secretaria Geral da Mesa da Câmara.

O alto índice de deputados buscando reeleição, no entanto, não é uma novidade. Resta saber se a renovação deste ano seguirá crescendo ou voltará para o patamar anterior.

Com informações da Câmara dos Deputados

 


"Por apenas R$ 29/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"